Consumidor exige cada vez mais responsabilidade ambiental

23 de junho de 2022

Embalagens são foco e indústria investe em inovação, como a Mazurky

No dia a dia, mudanças climáticas e outras situações evidenciam que a capacidade de suporte do planeta é cada vez menor diante de práticas que agridem o meio ambiente. Ações de sustentabilidade vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos e, no caso dos consumidores, eles estão cada vez mais antenados quanto a isso. Em abril, relatório global de compras ecológicas de 2022, divulgado pela Trivium Packaging e baseado em uma pesquisa com mais de 15 mil consumidores em toda a Europa, América do Norte e América do Sul, mostrou que 68% dos consumidores escolheram um produto nos últimos seis meses com base em sua sustentabilidade.

Com consumidores cada vez mais exigentes e o comércio em ascensão – principalmente o eletrônico, o setor de embalagens é impulsionado e se vê com a necessidade de inovar para acompanhar. “Estamos fazendo investimentos para poder atender às necessidades desse padrão de consumo e expandir os nichos, pois há uma demanda que nem o próprio mercado sabe que tem e que, até agora, ninguém era capaz de absorvê-la”, fala Eduardo Mazurkyewistz, diretor da Mazurky, indústria que fabrica embalagens de papelão ondulado, instalada em Mauá (SP). “O e-commerce, por exemplo, é um caminho sem volta, mas com muito ainda a crescer e existem várias formas de explorar as embalagens”, completa.

Na busca por novas maneiras de produzir essas embalagens, que atenda às necessidades das empresas e a sustentabilidade que os consumidores buscam, a Mazurky fez um grande investimento na aquisição da máquina digital Single Pass, importada da Europa, que reproduz imagens com qualidade de fotografia em chapas de papelão ondulado, papel cartão e polipropileno ondulado, sendo a primeira fábrica brasileira do ramo a contar com a tecnologia.

Cestinha Sustentável

Um dos itens produzidos pela máquina, que acabou de entrar em operação, é a “Cestinha Sustentável”, criação dos empreendedores Marcus Santarem e André Souza, e apresentada no início de junho durante a Naturaltech, a maior feira de produtos naturais da América Latina, que aconteceu em São Paulo.

Feita de papelão ondulado, com 30% de papel reciclado, livre de petroquímicos e aditivos tóxicos, e com Certificação FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Gestão Florestal, em tradução livre), a Cestinha surge como uma alternativa ecológica ao setor varejista. O produto suporta até oito quilos e conta com uma proteção impermeável para receber alimentos resfriados e/ou congelados, podendo substituir as tradicionais cestas utilizadas em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais.

A Cestinha Sustentável tem a capacidade de passar por até oito ciclos de reciclagem e, ao final da sua vida útil, pode ser transformada em composto orgânico rico em nutrientes minerais em até quatro meses, sem contaminar o meio ambiente, como os plásticos que levam até 400 anos para se decompor, por exemplo.

Além da questão ambiental, a proposta é, ainda, uma ferramenta para promover os negócios. Isso porque ela é projetada para funcionar como um espaço para anunciantes. “As cestinhas podem ser personalizadas, estampando o logo da empresa, destacando a associação da marca a um produto ecológico”, pontua Mazurkyewistz.

“Eu Amo Papelão”

Para reforçar ainda mais a propagação do cunho ambiental do papelão, a Mazurky amplia seu foco, expandindo a atuação além da produção de embalagens. A empresa acaba de comprar a marca e a operação da “Eu Amo Papelão”, negócio idealizado em Porto Alegre (RS), pioneiro e referência na fabricação de brinquedos feitos de papelão ondulado.

“São brinquedos fáceis de montar e de desmontar, podendo, ainda, ser personalizados com tintas, canetas e lápis coloridos. O objetivo é proporcionar momentos agradáveis e de inteiração entre as famílias, tendo, ainda, o seu papel no trabalho de conscientização ambiental com as crianças”, salienta o diretor da Mazurky. “São muitas as vertentes a serem exploradas pelo papelão. Estamos vindo de um alto consumo de embalagens e novas oportunidades surgem diariamente, por isso, estamos antenados e empenhados em acompanhar esse ritmo, às novas tendências de comportamento e às exigências dos consumidores, além de, claro, contribuir com as questões ambientais”, conclui Mazurkyewistz.

Sobre a Mazurky

Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp