Tarifa de Trump acende alerta no setor de embalagens

Julho de 2025 – A nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada por Donald Trump, com previsão de entrada em vigor a partir de 1º de agosto, pode comprometer as exportações nacionais e afetar diretamente a competitividade das empresas brasileiras no mercado norte-americano. Com os Estados Unidos está entre os principais destinos dos nossos produtos, o aumento da alíquota pode gerar perda de contratos, queda na produção e impacto na geração de empregos.

Setores como alimentos, papel e celulose, siderurgia e bens industrializados estão entre os mais vulneráveis e acompanha o cenário com atenção.

O Grupo Mazurky, indústria do setor de embalagens de papelão ondulado — considerado um dos termômetros da economia — avalia os impactos da medida no segmento. O diretor da empresa, Marcel Mazurkyewistz, aponta que a medida gera incertezas e pode provocar uma queda na demanda. No entanto, ele destaca que o momento também abre espaço para novas oportunidades com parceiros estratégicos, como os países do Mercosul.

Entidades do setor produtivo e representantes do comércio exterior já buscam articulação junto ao governo brasileiro para tentar reverter ou mitigar os efeitos da medida. Também cresce a pressão por maior diversificação de mercados e fortalecimento de novos acordos internacionais.

Especialistas alertam para a necessidade urgente de diversificação de mercados e reforço em acordos comerciais com outros blocos econômicos. O impacto da medida pode ser sentido especialmente por pequenas e médias empresas exportadoras, que não têm margem para absorver esse tipo de custo adicional.

Sobre o Grupo Mazurky – Há 20 anos no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *