Pular para o conteúdo

Mazurky

Início » Setor de embalagem mira no conceito sustentável e na personalização

Setor de embalagem mira no conceito sustentável e na personalização

Gerando, desta forma, um novo conceito de receita e de identidade; Grupo Mazurky aposta alta na neste novo formato para geração de novos negócios

Maio de 2024 – A indústria de embalagens iniciou 2024 em alta. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), o setor pode se elevar até 2% no ano, mas alguns segmentos, como o de embalagens de papelão ondulado, podem crescer em até 5%. A indústria se favoreceu do consumo doméstico de alimentos e da procura por itens de higiene e cosméticos, buscando sempre se reinventar.

A repartição de papelão ondulado aderiu a um novo conceito que integra marketing e sustentabilidade. A embalagem como oportunidade de negócio tornou-se uma tendência, que ajudou a alavancar o crescimento da indústria para 12% em abril, batendo novo recorde e produzindo mais de 350 mil toneladas em produtos.

Na Mazurky, indústria de embalagens de papelão ondulado instalada em Mauá, na Grande São Paulo, por exemplo, é produzida a “Cestinha Sustentável” (criação dos empreendedores Marcus Santarem e André Souza), que, além de ser ambientalmente amigável, também funciona como um potente espaço para mídia. A aposta é que os anunciantes promovam suas marcas por meio da impressão de artes em alta resolução diretamente sobre o papelão.

As “cestinhas” podem ser personalizadas com o logo de qualquer marca, utilizando imagens em alta resolução. O produto suporta até oito quilos e conta com uma proteção impermeável para receber alimentos resfriados e/ou congelados, podendo substituir as tradicionais cestas utilizadas em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais.

“É um instrumento para um novo modelo de negócio e uma nova fonte de receita com publicidade, além do viés sustentável. Grande parte dos consumidores tem se atentado à responsabilidade ambiental das companhias e, sendo o papelão 100% reciclável, a associação da marca a esse compromisso impulsiona sua valorização”, ressalta Eduardo Mazurkyewistz, diretor da Mazurky.

Ele destaca que a nova modalidade pelas marcas já rendeu um crescimento de 9% no faturamento da empresa. Há novos espaços para e-commerce e PDVs, além de grandes marcas de cosméticos e alimentos, que avançam cada vez mais na propaganda personalizada, com fotos, figuras e até com a realidade aumentada. “O cliente quer receber uma caixa cheia de encanto”, diz.

Apostando nesse novo formato de embalagem, a Mazurky investiu R$ 36 milhões em equipamentos, dentre eles, adquiriu uma impressora digital importada da Espanha, com tecnologia inédita no setor brasileiro. O equipamento reproduz, na íntegra, as cores de qualquer marca no papelão kraft, resultando em imagens com qualidade de fotografia, impressão que pode ser feita no papel kraft, coat e branco, um grande diferencial no mercado, podendo assim, expandir a tendência para além das cestinhas, utilizando espaços das embalagens, displays e PDVs. Hoje, com o equipamento, é possível reproduzir dados variáveis e realizar mais de dez ações promocionais.

Só no último ano, a empresa aumentou quase 10% de suas vendas com esse tipo de personalização. “Além de a embalagem ser eco-friendly, ela se torna sofisticada. Grandes marcas de diferentes segmentos apostam neste tipo de embalagem para entregas diferenciadas e até personalizadas”, explica o executivo.

Recentemente, a empresa fez uma ação customizada, com bancos que suportam até 100 quilos, para as pessoas se sentarem durante o festival Barbaros (BBQ), considerado um dos maiores festivais de carne, que aconteceu em São Paulo no dia 13 de abril. A próxima edição do evento acontecerá no mês de setembro.

Sobre o Grupo Mazurky – Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado. 

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

Isabella Ostolin – isabella@predicado.com.br (11) 99571-7400

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp