Pular para o conteúdo

Mazurky

Início » Indústria reage à alta da Selic e teme desaceleração econômica

Indústria reage à alta da Selic e teme desaceleração econômica

 Grupo Mazurky reflete sobre os desafios trazidos pela decisão do governo

Julho de 2025 – Mesmo após o recuo do governo federal em relação às mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o clima de insegurança persiste no setor industrial brasileiro. A alta taxa de juros e a volatilidade cambial continuam prejudicando a previsibilidade e dificultando o planejamento de investimentos para as empresas que dependem de crédito para crescer e gerar empregos.

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a Selic para 15% ao ano — o maior patamar registrado desde 2006 — representa mais um duro golpe para a indústria. “É lamentável e preocupante que, mesmo com uma economia pedindo estímulos para a produção e para o investimento, tenhamos uma política monetária pautada por juros elevados, desincentivando quem gera emprego e renda, e premiando quem simplesmente vive do rendimento do capital”, avalia Eduardo Mazurkyewistz, Co-CEO do Grupo Mazurky, indústria do setor de embalagens de papelão ondulado, tido como termômetro da economia.

O executivo ressalta que a alta taxa de juros, associada à volatilidade do câmbio e à falta de previsibilidade, prejudica diretamente o investimento e o planejamento industrial. “Esse ambiente instável desacelera toda a engrenagem da economia: indústria, comércio e serviços. Ainda assim, seguimos confiantes e fiéis ao planejamento traçado no passado, adaptando estratégias para continuar a investir e evoluir, mesmo em um ritmo mais cauteloso”, observa.

Mazurkyewistz ressalta que, para construir um país mais justo e competitivo, não se pode continuar penalizando quem produz e investe. “Os juros altos não apenas travam investimentos e desanimam quem depende de crédito para expandir suas operações, mas prejudicam toda a cadeia produtiva, do fornecedor ao consumidor final. Controlar a inflação é, sem dúvida, uma prioridade, mas não podemos perder de vista que, sem uma indústria forte, não existe crescimento sustentável para o país”, pontua. “Precisamos de uma política econômica que alie compromisso fiscal a estímulo à produção e ao desenvolvimento econômico e social”, conclui.

Sobre o Grupo Mazurky – Há 20 anos no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

Gabriela Guastella- gabriela@predicado.com.br (11) 99571-7400

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp