Às vésperas da Black Friday, setor de embalagens tem movimentação contida

Grupo Mazurky, indústria do segmento, avalia que a data, neste ano, apresenta um ritmo desacelerado em comparação aos anos anteriores

A poucos dias da Black Friday – que neste ano será em 28 de novembro – alguns setores industriais enfrentam um cenário mais desafiador do que o esperado. No segmento de embalagens de papelão, apesar dos dados positivos divulgados pela Empapel¹, o movimento real de mercado reflete maior cautela e sinais de desaceleração.

O Boletim Estatístico Mensal da Empapel indica que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) registrou avanço de 3,0% em setembro na comparação anual, alcançando 163,4 pontos, o maior nível da série histórica para o mês.

A expedição de caixas, chapas e acessórios também atingiu recorde histórico, somando 367 mil toneladas. Mesmo assim, o volume por dia útil apresentou queda de 4,9%, resultado direto da diferença no número de dias úteis entre 2024 e 2025. E esse freio técnico é apenas parte de um cenário mais complexo sentido pelas indústrias da área.

Considerada um dos principais termômetros da atividade econômica, a indústria de embalagens de papelão ondulado costuma antecipar variações no comportamento do consumo. Porém, em 2025, essa leitura tem surpreendido. Segundo o co-CEO do Grupo Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz, o tradicional aquecimento que ocorre nos meses que antecedem a Black Friday não se confirmou este ano. “Observamos um movimento oposto dentro da nossa operação. Há uma desaceleração perceptível no consumo. Isso impacta diretamente o ritmo de produção”, afirma.

Cautela – Tradicionalmente, a indústria projeta aumento de até 15% na produção durante a temporada da Black Friday, além do crescimento natural esperado ao longo do ano. Mas, segundo o executivo, 2025 ficou aquém dessa expectativa, influenciado pela combinação de juros elevados, instabilidade econômica e mudanças na estratégia de compra e estocagem de empresas de diversos portes. “Os empresários precisam decidir muito antes da demanda aparecer: quanto produzir, quanto estocar e quanto arriscar. Com juros altos e um cenário econômico incerto, vemos uma postura muito mais cautelosa”, avalia Mazurkyewistz.

Com o setor acumulando queda de 0,5% no ano, a preocupação das indústrias de papelão ondulado cresce justamente quando o varejo deveria estar acelerando sua preparação para a Black Friday e o Natal.  “Se estamos vendendo bem, é porque alguém está produzindo, embalando e colocando mercadorias no mercado. Neste ano, porém, percebemos que o ritmo não acompanhou o esperado”, reforça o executivo da Mazurky.

Para o Grupo Mazurky, o comportamento do mercado no início de 2026 será determinante para entender se a desaceleração observada é pontual ou se marca o início de um ciclo mais longo de desaquecimento. “Seguimos atentos, ajustando estratégias e aguardando sinais mais claros da economia”, conclui.

EmPapel¹Associação Brasileira de Embalagens em Papel criada em 2020, substituindo a antiga Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), que existia desde 1974. O objetivo da mudança foi ampliar a atuação da entidade para diferentes tipos de embalagens de papel, além do papelão ondulado, e fortalecer a conexão entre reciclagem, logística reversa e economia circular no setor. 

Sobre o Grupo Mazurky – Há 20 anos no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br | (11) 99748-1732 WhatsApp

Alanis Zamengo – alanis@predicado.com.br | (11) 99571-7400 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br | (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br | (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Compartilhe:

Posts relacionados

Receba nossa newsletter