+ 55 (11) 4509-6008

Mazurky - Caixas de Papelão Ondulado

Gestão não é sofrimento

Gestão não é sofrimento

25 set
Postado por:
Mazurky

Implantar procedimentos de qualidade podem trazer benefícios além da certificação

Não é difícil ouvir a expressão – “estamos sofrendo um processo de certificação e qualidade”. As dificuldades e obstáculos parecem assustar as empresas, mas o processo e implementação dos conceitos e padrões preconizados pela norma de referência (NBR ISO 9001), a integração à filosofia e aos conceitos das normas de gestão de meio ambiente (NBR ISO 14001) e de saúde e de segurança do trabalho (OHSAS 18001), podem não ser tão dolorosos e trazer benefícios mais significativos que o objetivo final, as certificações.

A qualidade e procedimentos bem definidos podem agregar força e motivação no desempenho da organização. Uma diretoria decidida e uma equipe motivada fortalecem uma política de qualidade, com objetivos claros e metas definidas para todas as etapas.

O diretor da Mazurky, Marcel Mazurkyewistz, destaca algumas conquistas com a certificação. “Nosso desempenho passou a ser medido além do faturamento, pelos aspectos ambientais e sociais. Associando qualidade, produtividade e rentabilidade com respeito ao meio ambiente e aos nossos colaboradores, mudamos muito. Contratamos uma assessoria especializada e passamos a ter contato com procedimentos e normas que desconhecíamos. No primeiro instante tivemos a sensação de que seria tudo muito burocrático, difícil de implantar e não tínhamos a real dimensão dos benefícios, mas felizmente estávamos enganados. Nem me lembro mais como vivíamos antes da implantação da política de qualidade, sem contar no aumento da satisfação do cliente, na agilidade dos processos hoje e na segurança de todos os colaboradores”, conta Marcel.

O consultor de qualidade da Proquali, Marcos Fregonezi, confirma a experiência. “A política da qualidade parece sempre um desafio, mas ela pode mudar todo o rumo de uma empresa. Não tenho dúvida de que seus resultados vão além da certificação. A organização passa a demonstrar a solidez de sua marca, assegurar mais que melhora na produtividade, lança um olhar no futuro, se conecta com a sustentabilidade, motiva sua equipe, agrega valor ao seu conceito e certamente irá se tornar referência no seu segmento”.

A Mazurky Indústria e Comércio de Embalagens é uma empresa especializada na fabricação de embalagens e caixas de papelão ondulado que aposta na alta tecnologia para atender as exigências do mercado, com materiais que vão desde o kraft pesado ao reciclado. Localizada em São Bernardo do Campo, deu seus primeiros passos rumo às certificações em 2006 e não abriu mão de buscar novas metas.

Confira as ações com impacto significativo na organização

Implantou e monitora um rigoroso plano de objetivos e metas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho para todos os processos significativos;

Desenvolve continuamente ações voltadas a melhoria da competência dos colaboradores;

Implantou monitoramento na gestão dos equipamentos quanto à demanda contratada com a concessionária de energia, o que permite ação pró-ativa quanto aos limites que potencializam excesso de consumo e uso de recurso natural renovável;

Implantou monitoramento na gestão dos equipamentos quanto à demanda de água industrial, o que também permite ação pró-ativa quando o consumo desta potencializa excesso de consumo e uso de recurso natural renovável;

Implantou e monitora continuamente controle da qualidade do ambiente (água, ruído e ar) na produção dos produtos e serviços da organização;

Implantou sistemática de avaliações de atendimento a requisitos legais abrangendo impactos ambientais e riscos de saúde e segurança do trabalho como instrumento com alcance dentro e fora da organização com firme propósito de garantir a produção com responsabilidade e respeito as partes interessadas.

Principais benefícios

Como empresa responsável, socioambientalmente, e certificada nas normas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho, a Mazurky demonstra publicamente a existência de um sistema em conformidade com padrões internacionais, infere no mercado, na precificação do produto e atribuiu maior valor agregado ao negócio após a certificação.

Questionando a organização sobre o SGI – Custo ou Investimento?

Demonstra tratar-se de uma empresa que se tornou mais competitiva nos diversos parâmetros que a companhia atribui como essenciais para a sua manutenção e crescimento no mercado– como desempenho financeiro, custos de investimento, atendimento a legislação cada vez mais restritiva, responsabilidade civil e criminal, visão financeira sadia, qualificação da produção industrial, função dos gestores, passivos por conta de impactos ambientais e trabalhistas, redução de custos, cultura internalizada.

Como resultado dos esforços empreendidos ampliou a carteira de clientes e de segmentos atendidos com os produtos Mazurky.

A princípio o maior impacto ambiental foi a redução efetiva das aparas geradas em 2011 (aproximadamente 33%).

• Em 2012 foi realizada a readequação de toda a parte elétrica do processo produtivo, com a separação dos disjuntores por processos, com redução efetiva do consumo de energia elétrica (aproximadamente 21,10%)
• Em 2012 foram adquiridos novos maquinários: Máquina de Scherincar (com grandes ganhos ergonômicos aos colaboradores da expedição), Máquina Ploter (aumento do volume de amostras), troca da enfardadeira (utilizávamos uma dos fornecedores e realizamos a compra de uma enfardadeira com atendimento a todos os itens de segurança e atendimento a NR 12)
• Investimento na melhoria de competência dos colaboradores, custeando 100% de cursos de Logística, cursos de Marketing, cursos de Segurança do Trabalho, cursos de Tecnologia de Mecatrônica Industrial, e cursos de Corel Draw.
• Em 2013 foi realizada a reestruturação de todo o processo fabril, o que levou a organização e significativo aumento da produtividade (mais de 40%).

Confira abaixo mais informações sobre cada certificado:

ISO9001 (Qualidade de Gestão)

Padronização do processo produtivo da organização, além da administração e controle da produtividade. Focada para a melhoria contínua, resultados da organização e satisfação do cliente.

ISO14001 (Meio Ambiente)

Revisão em todo o processo produtivo, visando o uso consciente da matéria prima e insumos, reduzindo desperdícios, além do descarte responsável de resíduos sólidos. A otimização do uso de matéria prima e insumo reflete também na redução e/ou reaproveitamento de resíduos.

OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional)

Retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento dos colaboradores no processo de implantação desse sistema é, assim como nos demais, de fundamental importância, pois é através deste auxílio durante o processo de implantação que o colaborador percebe o quanto ele é valioso e essencial para a organização, afinal são eles que fazem com que ela exista e se mantenha viva.

Sobre a Mazurky

A Mazurky Indústria e Comércio de Embalagens é uma empresa especializada na fabricação de embalagens e caixas de papelão ondulado. Há oito anos no mercado, a empresa investe em tecnologia de ponta, com máquinas especializadas e altamente capacitadas, para produção de embalagens em diversos tamanhos, formatos e gramaturas. A atenção ao armazenamento e à logística são outros fatores diferenciais da atuação da Mazurky, assim como as preocupações com o meio ambiente.

INFORMAÇÕES

Para obter mais informações sobre os nossos produtos, entre em contato conosco.

LOCALIZAÇÃO

Rua das Orquideas, 475
Vila Marchi - São Bernardo do Campo, SP
CEP: 09810-390

CONTATOS

+ 55 (11) 4509-6008

FALE CONOSCO

Copyright © 2014 – 2017 - Mazurky - Todos os Direitos reservados.

ColetivaWeb