+ 55 (11) 4355-6600

Mazurky - Caixas de Papelão Ondulado

Venda de papelão ondulado estagna em 2014

Venda de papelão ondulado estagna em 2014

13 jan
Postado por:
Mazurky

Depois de crescer apenas 0,15% no ano passado, contrariando projeção da ABPO de alta entre 3,5% e 4%, mercado vê sinais de que pode haver uma retomada das vendas neste começo de 2015

Copa do Mundo, eleições e desaceleração da economia doméstica provocaram uma estagnação das vendas da indústria de papelão ondulado no ano passado quando comparado com 2013.

Dados preliminares da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), divulgados ontem, apontam que as vendas do setor avançaram apenas 0,15% para 3,4 milhões de toneladas no ano passado ante 2013.

As vendas no último mês do ano passado totalizaram 262.726 toneladas, expansão de 0,88% ante dezembro de 2013. “A alta de dezembro interrompe a sequência de duas quedas consecutivas, ocorridas em outubro e novembro”, afirmou a associação, em nota à imprensa.

A expansão ficou bem abaixo das projeções iniciais da ABPO que no começo de 2014 estimava um crescimento de 3,5% a 4,0% nas vendas do setor ao longo do ano. Após o fraco resultado do mês de abril, a entidade revisou essa expectativa para 2%.

O diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz, acredita que o setor estava receoso com o que aconteceria durante a Copa e acabou segurando a produção com medo de ficar com produtos encalhados no estoque.

“Se não fosse pelos meses de abril e maio, que antecederam a Copa do Mundo, estaríamos acumulando um crescimento de 10% ante os 2,5% que crescemos no ano passado”, conta.

Ele afirmou ainda que as eleições pesaram no baixo crescimento do setor. “O processo eleitoral gera insegurança e medo de investir porque não sabe ao certo quais serão os rumos da economia”, disse.

Por ser largamente utilizado no setor industrial e comercial, o segmento de papelão ondulado é visto como um indicador informal do nível de atividade da indústria.

“Quando as vendas de papelão ondulado são baixas isso é um sinal que a indústria está produzindo menos. Logo o desempenho do setor acompanharam a dinâmica geral da economia no ano passado”, disse o professor de economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Cristy Gomes.

Perspectivas

Para este ano, Eduardo Mazurkyewistz está otimista. Ele conta que a demanda por papelão ondulado em janeiro deve crescer 12% em relação ao mesmo período do ano passado, acima da média histórica do período na empresa. Os setores automobilístico, farmacêutico, cosmético e alimentício são os principais responsáveis pela estimativa.

“Estamos com toda nossa produção de janeiro vendida. Nosso setor é o primeiro a sofrer com o baixo crescimento, mas também é o primeiro a sentir o momento de retomada da atividade econômica”, diz o diretor da empresa.

 

Fonte: DCI

INFORMAÇÕES

Para obter mais informações sobre os nossos produtos, entre em contato conosco.

LOCALIZAÇÃO

Rua General Izidoro Dias Lopes, 291
Paulicéia - São Bernardo do Campo, SP
CEP: 09687-000

CONTATOS

+ 55 (11) 4355-6600

FALE CONOSCO

Copyright © 2014 – 2017 - Mazurky - Todos os Direitos reservados.

ColetivaWeb