Central de atendimento

(11) 4355-6600

Whatsapp

(11) 97276-0439

política de qualidade

ISO 9001, ISO 14001 e ISO 18001: conquista única no setor

Cada etapa produtiva na Mazurky é pautada por qualidade e contínua melhoria dos processos. Investimentos em sustentabilidade, saúde e segurança ocupacional oferecem melhor ambiente para os colaboradores, e consequentemente, qualidade no produto final da empresa.

Em 2011, a Mazurky conquistou as certificações NBR ISO14001:2004 e OHSAS 18001:2007, em parceria com a consultoria Proquali. A primeira diz respeito ao meio ambiente, e a segunda, refere-se à saúde e segurança ocupacional. A empresa tem empregado total esforço em todos os níveis, sob rigoroso monitoramento e medições do desempenho dos processos. A Mazurky possui também o certificado NBR ISO9001:2008, desde 2007, que visa padronizar todo o processo produtivo da organização, além da administração e do controle da produtividade.

O empenho em tornar a empresa sustentável, fez a Mazurky investir em qualidade. Comprometimento e envolvimento são palavras-chave para alcançar tal posição. É por isso que todos os controles da empresa são gerenciados por uma área de gestão da qualidade, compromissada com a máxima satisfação do cliente e segurança dos funcionários.

O comprometimento e envolvimento da direção são requisitos primordiais para o alcance das certificações e alicerce para que aja a participação e o entusiasmo dos funcionários, imprescindível para o cumprimento de todos os procedimentos e instruções de trabalho que são o que mantém vivo e funcionando plenamente o Sistema de Gestão Integrado (SGI), implantado desde 2011. A Mazurky investe continuamente na motivação e no aperfeiçoamento dos colaboradores, para que os mesmo não vejam no SGI um obstáculo para execução das tarefas do dia-a-dia, e sim, uma excelente ferramenta para melhoria contínua, crescimento e alcance de resultados.

Embora a economia mundial apresente certa instabilidade, é expressivo o número de empresas iniciando esforços e movimentos de investimentos na direção da sustentabilidade, que hoje já representa um potencial significativo de oportunidades. Para que uma organização possa garantir o seu sucesso, é imprescindível que ela ofereça aos seus clientes aquilo que eles não esperam, ultrapassando assim, suas expectativas e exigências. A Mazurky, acreditando nesse movimento e entendendo que sustentabilidade não é modismo, investe nessa dinâmica de olho nas próximas décadas, confiando que o futuro das organizações somente será sustentável harmonizando-se o tripé – econômico, social (humano), e ambiental.

ISO 9001 (Qualidade de Gestão): Padronização do processo produtivo da organização, além da administração e controle da produtividade. Focada para a melhoria contínua, resultados da organização e satisfação do cliente.

ISO14001 (Meio Ambiente): Revisão em todo o processo produtivo, visando o uso consciente dos recursos naturais renováveis e não renováveis, das matérias prima e dos insumos, bem como reduzindo desperdícios, praticando logística reversa e descarte responsável de resíduos. A otimização do uso de matéria prima e insumo reflete também na redução e/ou reaproveitamento de resíduos.

OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional): Retrata a preocupação da empresa com a saúde e segurança de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento dos colaboradores no processo de implantação desse sistema é, assim como nos demais, de fundamental importância, pois é através deste auxílio durante o processo de implantação que o colaborador percebe o quanto ele é valioso e essencial para a organização, afinal são eles que fazem com que ela exista e se mantenha viva.

Após as certificações, o desempenho passou a ser medido além do faturamento, pelos aspectos ambientais e sociais. Associando qualidade, produtividade e rentabilidade com respeito ao meio ambiente e aos colaboradores, a empresa mudou muito. Contratou uma assessoria especializada e passou a ter contato com procedimentos e normas que desconhecia. A partir da implantação da política de qualidade os benefícios foram inúmeros, sem contar o aumento da satisfação do cliente, o ganho na agilidade dos processos e na segurança de todos os colaboradores.

A política da qualidade parece sempre um desafio, mas ela pode mudar todo o rumo de uma empresa. E foi assim com a Mazurky. Como empresa responsável, socioambientalmente, e certificada nas normas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho, a Mazurky demonstra publicamente a existência de um sistema em conformidade com padrões internacionais, o que infere no mercado e na precificação do produto. Os resultados foram além e trouxeram mais solidez à marca, melhora na produtividade, práticas sustentáveis, agregando valor ao conceito e colaborando para o posicionamento de referência que ocupa atualmente.

Confira algumas ações que trouxeram impacto significativo na organização:

  • Implantação e monitoria de um rigoroso plano de objetivos e metas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho para todos os processos significativos;
  • Desenvolvimento contínuo de ações voltadas a melhoria da competência dos colaboradores;
  • Implantação de monitoramento na gestão dos equipamentos quanto à demanda contratada com a concessionária de energia, o que permite ação pró-ativa quanto aos limites que potencializam excesso de consumo e uso de recurso natural renovável;
  • Implantação de monitoramento na gestão dos equipamentos quanto à demanda de água industrial, o que também permite ação pró-ativa quando o consumo desta potencializa excesso de consumo e uso de recurso natural renovável;
  • Implantação e monitoramento contínuo do controle da qualidade do ambiente (água, ruído e ar) na produção dos produtos e serviços da organização;
  • Implantação sistemática de avaliações de atendimento a requisitos legais abrangendo impactos ambientais e riscos de saúde e segurança do trabalho como instrumento com alcance dentro e fora da organização com firme propósito de garantir a produção com responsabilidade e respeito às partes interessadas.